A PUC Rio sediou no dia 28 de agosto o Seminário Nacional do Patrimônio Cultural Católico no Brasil, uma iniciativa conjunta do Ministério Público Federal, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, do BNDES e da própria universidade. A PROCULT esteve presente na pessoa de sua gerente Kátia Rossi, que também é colaboradora da CNBB.
Dentre os palestrantes, destacamos as presenças de Dom Orani Tempesta (Cardeal do Rio de Janeiro), Leandro Grass Peixoto (presidente do IPHAN), Luciane Gorgulho (chefe do Departamento de Cultura do BNDES), Dom Gregório Paixão (Arcebispo de Fortaleza e presidente da Comissão Episcopal para a Cultura e a Educação da CNBB) e Dr. Sergio Gardenghi Suiama (Procurador da República do MPF no Rio de Janeiro).
Na ocasião, foram discutidas ações que possam propiciar a salvaguarda do patrimônio cultural da Igreja Católica, que reúne os monumentos e bens integrados desta instituição presente no Brasil desde 1500.